Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
O mosquito Aedes aegypti consegue transmitir dengue e zika ao mesmo tempo. Doenças como essas podem ser diagnosticadas com amostras de sangue. Existem testes separados para identificar o vírus que provoca cada uma dessas infecções. Mas um estudo da Universidade Federal de Goiás, em parceria com a Universidade de São Paulo, resultou na criação de um biossensor que detecta os dois tipos de vírus ao mesmo tempo. O universitário do curso de química da UFG Lucas de Castro conquistou o Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq, com o projeto dessa nova tecnologia.
Atualmente, os testes de dengue e zika disponíveis no mercado não são baratos. Em uma pesquisa de preço em laboratórios particulares, é possível encontrar teste do vírus da dengue por cerca de R$ 120. Já no caso do zika vírus, aparecem valores de até R$ 480. Além de detectar os dois tipos de vírus, o novo biossensor tem como vantagem o baixo custo, como explica o pesquisador Lucas de Castro.
Iniciado há cerca de dois anos, o estudo está em andamento e, segundo os pesquisadores, têm alcançado resultados preliminares satisfatórios. Ainda serão realizados mais testes antes de lançar o dispositivo no mercado.